O tema Sustentabilidade está cada vez mais sendo discutido por diversas manifestações culturais, políticas e artísticas. Marina Silva, candidata à presidência que conquistou quase 20% dos votos, assim como o Hidroex, SWU Music and Arts Festival, em Itu (SP), e a 4ª Semana de Comunicação Social da UEMG são apenas alguns exemplos de abordagens do tema.
É fato que o planeta sofre profundas transformações ambientais e que isso não pode continuar. Portanto, consciência é também a palavra chave. No entanto, “manias” já estabelecidas pelo capitalismo a barram. A ânsia pelo consumo e pela produção em busca do capital acaba prejudicando o meio ambiente. E a cada dia a ferida aumenta.
Já podemos perceber as drásticas mudanças do clima nas nossas vidas. Até quando vamos esperar o cumprimento do tão falado Protoloco de Kyoto; acordo mundial que tem o objetivo de diminuir a emissão de gases poluentes que contribuem para o aquecimento global. Mas antes disso, as pessoas deveriam aprender a cumprir simples tarefas que impeçam o desperdício e a poluição ambiental.
Por que será que é tão difícil muitos perceberem a importância de se racionalizar a água? “Sai desse banho menino. Desliga a torneira pra escovar os dentes”. Estes são apenas alguns exemplos de corriqueiras situações ligadas à sustentabilidade. Além de economizar água, quais seriam as outras atitudes cotidianas que preservam o meio ambiente? Prefiro não comentar. É preciso que busquemos descobrir ações sustentáveis sozinhos para que se tornem “manias”.
Renato Manfrim
óh.. ta com cara de que foi publicado no jornal...
ResponderExcluirpois é
é bacana ver a Marina ter votaçao expressiva defendendo a temática..
SWU, pra mim nao convenceu.... sustentabilidade foi apenas um marketing, na minha opniao...
se queremos nos tornar sustentaveis.... sem querer ser radical de mais, mas ja sendo, tem que haver uma revoluçao no sistema.... uma mudança drastica...
caso nao seja assim, apenas medidas paleativas serao tomadas (quando sao) que ajudam, mas nao resolvem...