Política ???





Prezados amigos,

Li, ouvi e vi muitas discussões durante essas eleições e pouco conversei sobre elas.
Creio que pouco conversei pelo simples fato de que sempre digo que é muito complexo tomar posição diante do meu conhecimento e da população sobre questões sociais, geopolíticas e econômicas.
Não sendo eu especialista nestes assuntos, lógico que pouco me expresso e em minha cabeça surgem mais perguntas do que respostas.

Meu posicionamento é mais de Esquerda, me simpatizo com a ideia que podemos vivenciar mais benefícios a classe pobre. Aí está minha indignação perante tudo que escutei.

O nordeste e norte elegeu Dilma e o PT, as outras regiões querem o PSDB e o Aécio, portanto, aquelas regiões mais pobres são alimentadas e supridas pelas regiões que mais contribuem com impostos e por aí vai.

Tamanha é a ignorância que chega a dar azia.

Existem milhares de questionamentos que podemos colocar e discutir, mas da maneira que é feita por boa parte das pessoas, não dá ! E essas pessoas são de todas as raças, salários, formações, etc.

É frustante perceber que o pensamento crítico está longe de ser atingido, longe mesmo.
Somos uma sociedade muito generalista, raivosa, provocativa, a ponto das eleições parecer aquelas de grêmio estudantil.

Bom, queria dar essa desabafada, e colocar esse mapa, elaborado por Thomas Victor Conti.





(CLIQUE PARA AUMENTAR)


Nele temos o que muitos que disseminaram a falsa ideia de que existe polarização.

O que eu penso que existe são pessoas que são influenciadas pelos dois lados da campanha, realidade atual e os fatos recentes de 20 anos até o momento.

Pelo que vivi, estudei e me recordo, nos anos de PSDB vivemos momentos muito complicados, o plano real pareceu muito interessante, mas não sustentou-se o suficiente, não distribui riquezas e provocou uma polaridade Pobres X Ricos, maior do que existia na década de 1980. (Essa é a minha generalizada interpretação).

No Nordeste e Norte, onde existem mais famílias com renda baixa, o PT e Dilma obtiveram maior quantidade de votos, mas não foram somente estas pessoas que votaram neles, o voto é secreto, por isso você não pode analisar o perfil socioeconômico, político ou cultural dele.

Do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a mesma coisa, não foi somente o PSDB que obteve votos, pelo contrário. O PT teve mais de 20 milhões de votos, espalhados por diversos municípios.

O que quero dizer com isso, que mesmo sem partido (pois me considero imaturo a essa decisão) e praticaria apenas voto funcional, não existe motivos para que eu me expresse negativamente ao governo. Eu espero que eles se saiam bem, pois todos ganharemos.

A Elite ganha muito com o PT, diversos frigoríficos e empresas tem empréstimos que jamais tiveram do BNDES. Como assim???  Muito mais do que é distribuído pelo bolsa família, ou outros programas sociais. Qual é a lógica de se atacar os programas sociais e não mencionar os benefícios concedidos às outras classes?

O partido dos trabalhadores não vai salvar nossa economia, se o cenário mundial se desfavorecer, não vai transformar o Brasil em Cuba, ou implantar o bolivarianismo, ou praticar uma grande reforma política (é o que mais desejo), reforma tributária, alavancar índices de ensino, etc. Ele tem que fazer o trabalho dele, e que seja feito, e se fizer, não fez mais do que a obrigação, esse é o meu sentimento.

Os partidos e políticos não estão nos governos porque prestam um favor, e sim porque foram eleitos e tem que servir a todos, até mesmo a oposição.

Vou parando por aqui, porque meu conhecimento não atinge todas as questões que envolvem os governos, sei e estudei apenas um pouco desse emaranhado de formações e informações que rondam os municípios, estados e país.

O que sinto é que ainda estamos longe de termos governanças minimamente justas !

E será que chove amanhã ?